domingo, 7 de março de 2010

Regressos

Gosto de adivinhar futuros, de planear, de seguir. Não obstante, por vezes regresso. Ontem senti-me voltar à minha adolescência. Quase à minha revelia, que o misto do que acarta é grande. Lembro-me, como se fosse hoje, por volta dos meus quinze anos. Saía de casa, por volta das 10, e tinha hora marcada para o regresso. Que nem sempre era cumprida à risca, porque no meio do namoro, da dança, e da noite, o tempo fugia, e eu fugia com ele. Sou perita em fugir ao tempo. Esqueço-me da sua existência, e com uma ligeireza irrepreensivel, abstenho-me das horas e vivo, como se não houvessem. Como quando tenho fome, durmo quando tenho sono, e sinto uma liberdade inigualável quando o posso fazer. Ontem, o incurso foi por terreno conhecido. As mesmas gentes, uns anos mais velhos. Algumas remodelações de espaço, bem vindas, claro, que as modas mudam, e o Ikea traz ideias luminosas, baratas e práticas. A casa de banho já tem cestos de flores, e cheiram bem. O bar mudou de sítio, está mais central. O papel de parede, conforta o ambiente, cheio, mas agradável. Gente nova, claro, e ainda bem, porque os novos fazem a alegria da casa. E gente assim como eu. Uns que já tiveram companhia e agora não têm. Outros que nunca tiveram. Outros que já tiveram uma e agora têm outra, ou outras. Os que têm sempre a mesma.
Não sei ainda, se gostei da sensação com que fiquei.
Dantes, percorria-me um conjunto de projectos, sonhos, metas. Agora, percebo que os projectos, uns concluem-se, outros não. Os sonhos, continuam por cá, e as metas, fogem-nos, traiçoeiras. Como que para nos fazer lembrar, que a vida corre. E nós perseguimo-la, sempre, mas é veloz a bandida.
No fundo vivi outras emoções. Tive saudades das antigas. Da ingenuidade da época, aliada à magia do quem tudo quer, tudo pode. Nessa altura, abraçava o mundo, e agora, também o abraço. Mas apercebi-me que o meu abraço, é muito mais pequenino.

1 comentário:

  1. Penso que a afirmação "se o tempo voltasse atrás" encaixa na perfeição, falta saber se em sentido de introspecção ou em sentido de constatação. Bj.

    ResponderEliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores