domingo, 14 de dezembro de 2008

CPL

Ora cá estou, a fim de tecer umas considerações...
Hoje apetece-me falar um bocadinho duma Intituição que me é cara. É um assunto sério, mas que merece toda a minha atenção, e deveria merecer a de toda a gente, não pra criticar, mas pra procurar soluções... Falo da Casa Pia de Lisboa, que também já foi a minha casa ( com muito gosto), e que foi ontem, vitima de mais um escandalo. Um escandalo nada a ver com os anteriores, mas um escandalo... Um escandalo que me sensibiliza, especialmente porque envolve uma morte, sofrida muito antes do tempo, mas também porque me faz pensar nos jovens, no sofrimento a que são sujeitos para dar origem áquele tipo de violência desmedida, com sede de morte, de vingança...
Mas quem lhe ensina?
Quem lhe ensina o que há de bom, se nasceram na violência?
Quem lhe ensina o que é um segredo ao ouvido, quando cresceram no meio de gritos?
Quem lhe ensina o respeito pelo próximo, quando cresceram no desrespeito, na desigualdade? Quem lhe ensina o amor à vida, quando cresceram na lei bala, do mais forte, do matar ou morrer, onde nada de perde, mas também onde pouco se ganha?
Quem lhes ensina um rumo, quando se cresce à deriva, sem porto de abrigo onde atracar quando algum vento sopra mais forte...
Há tanto a fazer, tanto a trabalhar... Mas acreditem ou não, já se faz muito, e a perspectiva a encarar, que me movia todos os dias era "onde estariam estes jovens, se não fossemos nós?"; Por pouco que parecessem crescer ou evoluir, evoluiam sempre, debaixo de uma dedicação extrema das pessoas que trabalham com eles, e que lhe dispõem o seu tempo, o seu amor, a sua dedicação; por uma causa nobre... Muito nobre mesmo... E essa dedicação faz milagres... Muda o rumo, se é que me entendem. Invertem a tendência... Nem sempre se consegue, mas consegue-se muitas vezes; e mesmo que fossem poucas, são vidas, são gente; gente sem colo, gente até ai vazia...
Sou suspeita, eu sei, porque também eu sou um bocadinho gansa... De qualquer forma, alvíssaras pra CPL... Sempre, e apesar de tudo...
Pronto, hoje o assunto era sério... Mas tinha de ser. A Casa Pia merece...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixar um sorriso...


Seguidores