sábado, 23 de agosto de 2014

manhãs

Descobri há muito que sou do dia. Pertenço à claridade das manhãs, ao canto dos pássaros, ao sol nascente. Em tempos jamais transitava a noite em claro, contam-se pelos dedos de uma mão, se é que as houve. Nesse caso não duvido de que tenham sido por nobres e fortes motivos, raros portanto. Enquanto a juventude acordava a aurora com o barulho da festa, eu adormecia a madrugada, cedo, a horas decentes. Quis a vida e o destino que o trabalho apareça por vezes em horas tardias. Que o raciocínio tanja a perfeição depois do pôr do sol, que os ouvidos necessitem de estar atentos ao fim da tarde, que as palavras nasçam certeiras no inicio da noite, tudo exigências de carácter importante. Hoje, pela fresca, tudo parecia mais fácil. A arrufada escorregou lesta com o café, a senhora do botequim estava simpática, a praça ali ao lado cheirava a fresco e a flores. As palavras de quem falou percebiam-se bem, deveria ser do vento fresco que me entrava pela janela. As frases que eu proferia soavam na perfeição, certamente pela música clássica que se ouvia ao de leve. O raciocínio estava escorreito, apesar de ocupado, julgo que foi das gerberas, símbolo da pureza. À noite, por sua vez, tudo se conflui. A clareza de espírito tem, também ela, tendência a convergir com a disposição. Nem sempre o final dos meus dias é tão limpo como as manhãs. Diria até que nunca é.

6 comentários:

  1. Olá, CF
    Ame,i ter vindo aqui ao seu espaço cultural.
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderEliminar
  2. Gosto mais da mulher que sou de manhã, mas conheço-me melhor à noite.

    ResponderEliminar
  3. Percebo muito bem. Das manhãs não serei mas sou do dia - e, mais, do sol. Gosto da claridade e da luz... E também não há aquela máxima que diz "a noite é má conselheira?" :)
    Tem um bom dia, já agora. *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada Fátima. Afinal há mais gente como eu...

      Eliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores