sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Regressos

Fico preocupada com certos fenómenos. Ainda me lembro de em pequena, passar férias no meio de espaço, como se o mundo se distribuísse de forma coerente, numa harmonia perfeita e orientada. Hoje nada assim é, e penso especialmente no assunto, logo após ter sido esperada por uma velhinha senhora, que aguardava em ânsias o meu lugar na praia para estender a toalha. Habituada que estou, a esperas de lugares para estacionamento, talvez o fenómeno nem devesse causar-me estranheza, mas que se faça, causou. Fosse o País um pêndulo, e estaria agora pendente a sul. Felizmente já estou no centro. Sim, regressei.
Aliado aos mares de gente, junta-se uma costa estreita, com marés cheias ao entardecer, mero pormenor, mas de extrema importância, que a maré vaza é por de mais proveitosa no que toca a dar espaço às gentes, ao invés da preia-mar, que nos eleva com jeitinho para cima das arribas perigosas, das quais teimo em fugir, com dificuldade declarada.
As bolas de Berlim invadiram o espaço, como se as praias fossem delas, numa perfeita injúria ao descanso. De creme amarelo feito agora de pó instantâneo, sei-o de fonte segura, ou sem creme nenhum, passam com uma frequência alucinante, como que numa feroz tentativa de me tirar do sério mesmo à séria. Não se faz, e tenho para mim, que o negócio deveria ser extinto, tal a afronta continuada, à minha capacidade de resistência, já por demais gasta e fraquejada.
Ainda assim, a época está em força no que toca a clima e à temperatura do mar. Tempo quente sem exageros, águas quase a roçar o morno ao ponto de me apetecer mais fresca, coisa estranha esta.
Um bocadinho menos de gente, e teriam sido quase perfeitas.

3 comentários:

  1. Sei de gente que aguarda ansiosamente essas bolas de berlim cada vez que vai à praia. Água frescas há-as por aqui por estas bandas, têm estado excelentes este ano, não fora as marés vivas que começaram antes do tempo, pelo menos para mim deveriam ter esperado mais uma semana, e teria sido a melhor época balnear desde há alguns anos a esta parte.
    Mas as férias fizeram-se para descansar :) espero que tenhas descansado porque eu, apesar de andar com os pés enfiados na areia desde há dois meses, ainda não consegui :):) - nem sempre praia é descanso...
    Que sejas bem vinda que já cá faltavam os teus textos :):)

    ResponderEliminar
  2. Bom regresso CF...
    Ai...as bolas de berlim que fizeram a delícia de todos cá de casa estas férias...
    ;)

    ResponderEliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores