sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Do fanatismo... Porque hoje o dia também é propício...


Sayed Pervez Kambaksh, diz-vos alguma coisa? A mim, não dizia. Passou a dizer-me hoje, quando descubro que foi condenado à morte por Juízes religiosos, no Afeganistão, por lutar pelos direitos das Mulheres. Foi livre da sentença, pelas mãos do Presidente Afegão.


Admito que o peso cultural de determinadas práticas seja difícil de quebrar. Admito que as pessoas tenham de se refugiar nas religiões para criarem sentido à vida. Admito que se auto-punam, se assim o entenderem. Admito que rezem, que peregrinem, que façam o culto de quem muito bem entendam. Não admito que o façam comigo, mas aceito que preguem a palavra em que acreditam.


Repugno, totalmente o fanatismo religioso, e o que isso acarreta em termos Humanos. Custa-me a aceitar, que no séc. XXI, se assista a atrocidades sobre gente; revolta-me que nos Países Muçulmanos, as Mulheres sejam tratadas sem respeito, sem dignidade, sob o culto de uma religião, que mais não é do que manipuladora de massas. Como todas, ou quase...


Não vou aqui emitir pareceres sobre o que acredito, ou deixo de acreditar. Não vem ao caso, não importa. Até porque as nossas crenças, podem não ter nada a ver com movimentos religiosos.
Venho só dizer que a mim, a palavra religião, soa-me a crueldade, vezes de mais.

2 comentários:

  1. O fanatismo religioso é abominável em qualquer uma das religiões, não só na Muçulmana! Não te esqueças que há bem poucos anos o "viamos" quase todos os dias aqui ao lado - na Irlanda! Mas a interpretação que eles dão aquilo que lêem é que é reveladora da verdadeira ignorância. Pelo que tenho lido, não há nenhum texto Sagrado que diga que os Muçulmanos devem mal tratar as suas mulheres! Eles são manipuladores de mentes, uns verdadeiros terroristas! Naquelas Nações poucos são os que conhecem outras culturas, civilizações...não há termo de comparação!!!
    Este tema dá pano para mangas. E logo hoje que faz oito anos que o fanatismo religioso afectou todo o Mundo Livre.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Esta imagem perturba-me...
    Gostei do post...
    Beijinho

    ResponderEliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores