quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

São Tomé e Princípe


Diz-me que vai para São Tomé. Eu, relembro de imediato, um adolescente que acompanhei na CPL (a sempre minha CPL), vindo do Príncipe. Longas horas passei a ouvi-lo falar do Príncipe. A ver fotos, e a ouvir a sua história de vida. Tinha um carinho especial por ele. Digam o que disserem, ético ou nem por isso, a relação terapêutica, estabelecida com os pacientes, não é igual. Varia de acordo com diversos factores. Admirava a história daquele rapaz, que deixou o seu País por doença da mãe. Vieram os dois para Portugal. Vazios de bens e de coisas. Mas com vontade de viver e de lutar, como pouco se vê. Perdi-lhe o rasto, quando terminou o curso. Acredito que esteja bem. Ou que, se porventura não estiver, estará a lutar por isso.
Falava do Princípe com paixão. Muita paixão. E eu gosto quando me falam assim. A paixão e a alma dão-me energia e bem estar. Empolgam-me, sei lá. Não sei se me habituaria a viver num sítio tão ermo. Não faz parte das minhas ambições ou projectos, porque, e muito embora a vida na cidade ás vezes me canse, gosto dela, e julgo que não a conseguiria trocar por uma calmaria infinita. Mas ainda assim, é uma daquelas coisas que ás vezes me fazem inveja. Sim, porque eu ás vezes tenho inveja. No bom sentido, mas ainda assim, inveja. Inveja sobretudo de quem vive os momentos sem olhar ao tempo. Que ás vezes, muitas vezes, me falta e me foge. Hoje fugiu-me, o bandido. Também, por vezes, já nem faço para o agarrar.
Em passeio, é uma das minhas rotas marcadas. Não sei para quando. Mas isso também não importa.

2 comentários:

  1. Não conheço, mas quando se fala assim é por amor à terra ou por ser dotado de uns sentimentos especiais, se não é num estado depressivo.
    Certas profissões possuem isso de belo, permitem ver o interior: isso é bom.
    Reconhecido

    ResponderEliminar
  2. Em S.Tomé, devemos seguir apenas os sentidos,as suas gentes,e a natureza, e usar o sol como relógio. O chato são as vacinas, mas quem nos mandou sermos europeus :)

    ResponderEliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores