sexta-feira, 28 de maio de 2010

Código genético

Chegou-me cá um velho novo, que tropeço de palavras vai aqui. Pele morena, Engenheiro Agrónomo, 70 anos, com o Alzheimer já a dar um ar de existência. Mulher muito mais nova, deixa-o, num misto de alivio e pena, estranhos sentimentos se desencadeiam no final de vida. Fuma cigarros SG Light, com uma frequência recorde, bebe nescafé ao pequeno almoço, e tem uns dentes amarelo escuro, feios, por demais feios. Não obstante o rude aspecto, tem um trato fino, uma voz educada, percebe-se alguma pose, uma vida ocupada e abastada. A desvinculação é sempre um processo tremendo. O agora ficas aqui, que eu vou-me embora. Já assisti a muitas, mas não me habituo. Não tenho código genético para isto, diz-me a esposa. Tenho pena, mas não consigo passar a minha vida a limpar mijo de velho. Estranho? Não, no fundo não. A única estranheza, acabo por concluir, é ser a Mulher a proferir tais palavras, quando na maioria das vezes, acontece o contrário. Eu, na minha vertente popular, condenei-a internamente, quando as proferiu, mas perdoei-a logo a seguir, claro. Concluo ainda, ao olhar o ar frágil do Sr. J, que os Homens, quando dependem, dependem mais. Dependem muito, na verdadeira acepção da palavra. A Mulher, e num elogio, merecido, admitam, é um ser muito mais forte. Tenho a minha teoria, claro. Lidamos convosco, habituamos-nos à solidão, à vossa personalidade desprendida, e sobrevivemos, ganhamos self. Vós, lidam connosco, que estamos quase todas, quase sempre lá. Ficam a perder em termos de crescimento. São, muitas das vezes, um prolongamento de nós.
A Mulher do Sr. J, acabou de chegar em visita. Ela tem um ar aparentemente calmo. Para ele, esta, é a Hora do dia.

2 comentários:

  1. :):):) Três sorrisos para ti :), vá lá - quatro.
    Fiquei sem palavras. Tenho lá em casa um com 78 e uma que trata dele desde os 42...e não, não é mais nova, porque se fosse...:)

    ResponderEliminar
  2. Se alguém jura ficar para sempre com alguém (presumivelmente por amor) e quando a doença chega se pira, não passa de uma besta, seja homem ou mulher.

    ResponderEliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores