terça-feira, 8 de junho de 2010

Fugas

Chama-se Olívia e fugiu de casa. De casa, nem diria, ou pelo menos, não só dela. Foge de um marido, e gera a conversa na aldeia, claro. Deixa os filhos adolescentes na casa do pai, e corre atrás de um amor que lhe sorri, ou pelo menos lhe acena e lhe sacode o corpo. Não o amo há tanto tempo, diz, sobre o que deixa para trás. Olho-a nos olhos, e descubro um desespero angustiante, que emerge de uma figura em frangalho, por demais magra e definhada. O cabelo cobre-lhe o rosto, não sei se inadvertida, se propositadamente, que existem rostos, que o melhor é cobrir, tal o sofrimento que exalam. Chega-se aos limites. O marido sai diariamente para beber. Ela governa a casa, com um salário parco que estica até à exaustão, magias fazem-se por lá. Ele faz compras, entre as quais uma porcaria de um combinado que em nada fazia falta, mas para o qual ela tinha de dispor de cinquenta euros mensais para pagar, porque ele assim entendeu. Os filhos, vêm que tem a cabeça aérea, e que passa horas ao telefone. Às vezes estão do lado dela, outras nem por isso, porque o pai é o grande sustento, e é ele quem lhes dá as roupas, e lhes carrega o telemóvel.
Mantenho-me na minha postura, já habitual de ouvinte, e pouco aconselho. Em conjunto, tento analisar com ela este eu em amargura, se é que ainda existe algum eu, de tanto enxovalho, que nestas coisas chego a julgar que se esvaiu, ou quem sabe, se escondeu.
Oiço comentários em redor. A fugitiva, abalou, deixou os filhos. Passo ao lado, que eu sou assim, gosto de passar à margem, de vidas que não são minhas. Se concordo ou não nem importa, que não me cabe julgar. Sinto apenas que se fosse o Homem a abandonar, a coisa seria mais ligeira. Abandónica, é palavra de mãe.

2 comentários:

  1. Somos bons a julgar, é pena! Somos também bons a perpetuar vidas de que não gostamos. Pudessem todos sair sem fugir, era bom.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. é assim mesmo, ainda existe preconceito contra as mulheres.
    beijos

    ResponderEliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores