domingo, 11 de dezembro de 2011

Grandezas

Julgo ainda ter presente em memória, alturas em que os grandes eram os grandes. Sim, creio mesmo que é lembrança, e não aquela sensação vaga que por vezes guardamos, não tendo bem ao certo se a recordação é efectiva, ou se emergiu do que se ouviu dos avós, ficando porém na latência. Lembro-me, é um facto. Haviam os grandes da literatura, os grandes da história, os grandes jornalistas, os grandes médicos, os grandes da televisão, os grandes da terra, só porque eram gente com G grande. Hoje, e salvando as devidas, como sempre faço questão de ressalvar, encontro muitas grandezas vagas. Umas grandezas ausentes de mérito, cravejadas de insignificâncias, mas muito reconhecidas pelo povo. Não tenho nada a opor, não fora o facto de muitas das vezes sentir, que as grandezas verdadeiras chegam a passar despercebidas. Abafadas por um imbecilidade que avassala as gentes, e que parece encarcerar os espíritos. Existe tanta gente grande por aí. Muitas vezes esquecida, pouco referenciada, perdida num mundo que parece escardeá-la, em prol dos fátuos magnânimos. Temo ainda que um dia, e numa evolução lógica da espécie, esta raça desenxabida assole de vez os pensamentos do mundo, e o adormeça para sempre, numa evolução só de nome.

3 comentários:

  1. Olha que muitas dessas grandezas do antigamente só o eram por estarem em terra de gente pequena e serem, eles mesmo, poucos... :):)É mais difícil ser-se grande agora mas, mesmo não o sendo, é-se maior do que muitos desses grandes do antigamente.

    ResponderEliminar
  2. Antígona, concordo com o que dizes. De qualquer forma, não me lembro de dantes haver tanta grandeza sem grandeza nenhuma. Sem mérito algum, sem trabalho. Os Zé Marias e outros que nos entram em casa todos os dias. Alguns até opinam depois sobre questões de interesse. É isso. :):) Beijo

    ResponderEliminar
  3. Caso para dizer que já nem na grandeza se é grande, ou melhor, a grandeza já não é o que era, ou melhor ainda, temos de a procurar :)

    ResponderEliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores