sábado, 23 de janeiro de 2010

Egoísmo


A Revista Nós Egoístas está levada da breca. O egoísmo é uma característica inerente ao Ser Humano, e ainda não percebi muito bem, porque é que não está contemplado, nos pecados mortais. Se calhar o melhor, e para não desprestigiar nenhum, era acrescenta-lo, e ficavam oito. O umbigo das gentes tem um poder alucinante. Talvez por ser a origem da vida, ou qualquer coisa assim, centramos nele uma importância fantástica, e o seu bem estar, é o que nos rege até ao fim. Ao ponto extremo, de se perder coerência nos actos, e se prejudicar quem mais se ama. Terrível, quando se perde o discernimento, e se chega aqui.
Para agora não pensar mais, em assunto de tamanha delicadeza, e porque é Sábado, quase Domingo, vou até ali comer uma baguete com chocolate, e talvez disserte sobre ele, num outro dia. E chocolate, não é tulicreme ou algo assim, é mesmo barra de chocolate. Se ainda não se deliciaram com tamanho pitéu, faz o favor de experimentar. É bom que se farta.
Não sou egoísta, digo eu, mas tenho o pecado da gula. Malvado. E outros ainda, que não vêm agora ao caso.
Só aqui que ninguém vê, posso dizer-vos que há quem me ache perguiçosa. Coisas.

5 comentários:

  1. Bom, não levo muito a sério essa de pecados capitais, pois bem se sabe foi uma invenção da Igreja na Idade Média por estar "sem público", então esses são os pecados que só tem redenção através da confissão. Mas acredito que o egoímo não é um deles, pois se pensarmos melhor o egoísmo é a raiz de todos eles: No Orgulho não queremos nosso ego prejudicado, diminuído, na Inveja queremos para nós, para o nosso ego o que é do outro, na Ira nosso ego fala mais alto e não mede consequências por ter sido atingido de alguma forma, na Preguiça não nos importamos com nada, a não ser a nossa vontade, a vontade do nosso ego de não fazer nada, na Avareza queremos guardar só para a gente (mais uma vez o ego), a Gula é como a avareza, mas só com comida e a danada da Luxúria: prazer para o ego... O egoísmo está em alta em todos!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Bom, não levo muito a sério essa de pecados capitais, pois bem se sabe foi uma invenção da Igreja na Idade Média por estar "sem público", então esses são os pecados que só tem redenção através da confissão Mas acredito que o egoímo não é um deles, pois se pensarmos melhor o egoísmo é a raiz de todos eles: No Orgulho não queremos nosso ego prejudicado, diminuído, na Inveja queremos para nós, para o nosso ego o que é do outro, na Ira nosso ego fala mais alto e não mede consequências por ter sido atingido de alguma forma, na preguiça não nos importamos com nada, a não ser a nossa vontade, a vontade do nosso ego de não fazer nada, na Avareza queremos guardar só para a gente (mais uma vez o ego), a Gula é como a avareza, mas só com comida e a danada da Luxúria: prazer para o ego... O egoísmo está em alta em todos!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Pecado da gula penso que é generalizado, quem nunca ficou a salivar ao olhar para um pitéu que supostamente seria uma delicia. Pelo contrário a bondade ultrapassa em muito o egoismo. Se não veja a quantidade de pessoas que aderiu à causa humanitária para auxiliar o Hait.Têm sido muitas as dádivas dos portugueses a instituições credenciadas. Perante o sofrimento alheio a bondade emerge dos corações de quem muito tem e de quem pouco possui. Depois desta onda de bondade o egoismo volta, mas sempre por pouco tempo.Há sempre alguém que precisa, mais que não seja os que nos são próximos .....:)))

    TIA COMPLICAÇÕES

    ResponderEliminar
  4. um sorriso :)

    eu continuo na minha! O egoísmo è abominável! :)

    bj
    teresa

    ( o continuando assim...já não continua assim. Hoje estilhaçamos ampulhetas!! :) http://www.ampulhetasestilhacadas.blogspot.com )

    ResponderEliminar
  5. Bem...deu-me ca uma vontade essa do chocolate...mas não tenho chocolate em casa, estou de pijama e são 11 da noite.
    E agora??? Arranjaste-a bonita CF.

    ;

    ResponderEliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores