sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PAI

Em criança, tinha fama de pirata. De partir braços, pernas e cabeças do pessoal comparsa. Ao ponto da minha avó ter de o prender por uma corda, a fim de o sossegar. Então, numa de rebeldia, comia os feijões do prato do gato, e outras coisas assim. Talvez por isso, a sua inteligência ficou um pouco adormecida na adolescência. O que fez o meu avô, esperar noites a fio, na porta da escola, a fim de sua Excelência estudar. Tarefa difícil, essa. Ele estudar, estudava. Não era nos livros, mas que importava isso?
Conheceu a minha mãe, e foi para o Ultramar. Escreveu-lhe mil cartas de amor. Daquelas à séria, com papel, caneta e sentimento.
Regressou, casaram, e entretanto eu apareci. Em pequena, ele pegava-me ao colo, e gritava coisas estranhas, como viva o Sporting e assim. Eu, felicíssima, ainda sem compreender a dimensão da coisa, vibrava com os seus abanicos e gritava também. Foi sol de pouca dura, que acordei para a vida entretanto.
O seu percurso abanou-o, e fez com que quisesse evoluir. Estudou, desde o nono ano, até à faculdade, já com as duas filhas por cá. Trabalhou de dia e estudou de noite com um afinco inigualável. Sem repetições, ou interregnos pelo caminho. A sua capacidade de luta, sempre me motivou. Acho que lha herdei, e ainda bem que assim foi. Deixou-me ainda outra herança importante. A da hombridade, seriedade, e outros valores vincadíssimos que possui, e dos quais tento apoderar-me, a cada dia que passa.
Tenho um imenso orgulho nele. É um Homem com um H imenso. Faz anos hoje. E é MEU PAI.

4 comentários:

  1. Muitos parabéns ao Pai, que pelos vistos soube ser um grande exemplo (e arrisco dizer) para as filhas.
    E parabéns à filha que soube ler nas entrelinhas dos ensinamentos...

    ResponderEliminar
  2. Parabéns à filhota, e claro, ao pai, que, sendo do SCP só pode ser um grande Homem :)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns aos dois, pelos anos, pelo orgulho mútuo e pelo amor incondicional. Deve ser algo incomparável...
    :)

    ResponderEliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores