terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Valores

Era Doutora de Farmácia. A idade levou-lhe a clareza, e a demência apoderou-se do seu corpo, por demais magro e definhado. Ficou ali assim. Não ao abandono de todos, mas ao abandono de muitos. Daqueles que pôs no mundo, por exemplo. Não sei se existirá abandono maior. Tinha posses, geridas à distância, de onde se tirava o necessário ao seu sustento. As comunicações eram feitas por telefone, ou por email, que era o mais fácil. Uma vez por mês, no máximo.
No guarda roupa, e já com cheiro a naftalina, repousa o casaco de Vison, do melhor que pode haver, e motivo importante de disputa familiar. Era o bem mais desejado, aquele.
Entretanto morreu. Não o casaco, claro, mas a Doutora de Farmácia. Uns dias antes, lia a revista Caras na perfeição, e via as fotos com uma admiração e bom gosto, dignos de uma, ainda Senhora. A Agência vem, e veste-a. Estive quase a mandar-lhe a porcaria do casaco vestido. Era dela. Não mandei, não por falta de vontade, ou por receio de reacções. Mas por uma questão de bom senso, já que ninguém mais o tinha. Correria o sério risco, de em plena cerimónia fúnebre, lho arrancarem do corpo, sem dó nem piedade.
Já o vieram buscar, claro. Conheci-os finalmente, dois anos depois. Gente que olhamos, e até parece normal. Coisa estranha esta.
Tomei consciência, mais uma vez, da divergência de valores. Da fraqueza da vida e do poder de um casaco.

3 comentários:

  1. Custa-me pensar que hajam pessoas assim tão livres de sentimentos, mas por vezes existem atitudes que influenciam os sentimentos e vice-versa. A minha avó dizia muitas vezes "filho és, pai serás, assim como fizeres acharás", ou qualquer coisa assim. Talvez tenha sido esse o princípio...

    ResponderEliminar
  2. Tenho bem perto um exemplo em que alguns se batem por uns cordões e aneis de ouro. Como se quem os tivesse já tivesse partido. Não consigo calar-me perante isto...é mais forte que eu.
    São os valores morais que cada dia que passa valem menos...
    (tristeza)

    ResponderEliminar
  3. De outra forma, falei disso no meu espaço. Boa semana, mesmo que a meio :):)

    ResponderEliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores