segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Azeitona


Pelo caminho, passo por estradas secundárias, recantos de terras perdidas, ainda vestidas de luto. Debaixo da chuva intensa, que se faz sentir, muitas pessoas, de lenço na cabeça, apanham o ouro negro, com afinco. Redes no chão, baldes pretos de asa colorida. Os cães, observam, como que a guardar um tesouro. Lembro-me de, em pequena, ir para a apanha da azeitona com os meus avós. O Olival ficava situado numa encosta escarpada, batida pelo vento. Era enorme, e levava uns bons dias até estar concluído. Calçava as minhas galochas com olhos de sapo, e deambulava por lá, com os sonhos atrás de mim. Na hora do almoço, sentávamos debaixo de uma qualquer árvore, e comíamos o que a minha avó tinha arranjado de véspera. Recordo-me do orgulho que sentia, de cada vez que enchia um balde. Tarefa morosa, aquela. Mas deveras compensadora ( como todas as tarefas morosas, que concluímos com sucesso). Hoje, os meus avós, velhinhos e cansados, ainda apanham a azeitona. Ou melhor, acompanham a comitiva, e dão apoio de retaguarda. Comitiva essa, constituída pelos meus Pais, Tios, e algumas outras pessoas, prontas a ajudar. O meu filho, também já tem umas galochas. Azuis, e com umas bolas gigantes. Eu, tentarei arranjar um bocado para dar um salto ao meu Olival. Que no meio da correria, será limitado, mas não importa. Preciso de lá ir, sentir-lhe o cheiro. O meu rebento já pergunta, para quando a empreitada. Está para breve meu filho. A apanha da azeitona, do ar livre, e das emoções que guardarás, e que te perseguirão vida fora. Com a força dos bons momentos.

4 comentários:

  1. Tão diferente que é essa da vida na cidade! ;) Confesso que tenho uma ponta de inveja...

    ResponderEliminar
  2. Muito bem mamã CF. Depois vem a azeitona na talha...

    ResponderEliminar
  3. Eu tinha uma galochas dessas eheheh e recordações também :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Lê-se este texto e fica-se com vontade de também ir arranjar umas galochas. (:

    ResponderEliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores