sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Das percas...

Há locais onde me perco. Desde os mais fúteis, aos mais culturais. Por nada em particular, simplesmente porque me fazem sentir bem, e isso, chega para me perder. Perco-me ao desbarato, sem limitações. Não têm própriamente a ver uns com os outros. Nada a ver, na maioria das vezes. Nada a ver uns com os outros, e nada a ver, com as minhas crenças ou convicções. Perco-me em Monumentos Religiosos, por exemplo. Eu, que nem valorizo especialmente nenhuma Religião em particular. Perco-me em lojas de roupa, e em ourivesarias, porque sou vaidosa. Perco-me em perfumarias, eu que uso os mesmos Perfumes há anos. Perco-me na imensidão de uma serra, ou num areal vazio. Perco-me num mar de gente.
Ontem perdi-me numa livraria. Perdi-me durante um tempo considerável. Não preciso necessariamente de comprar para me perder. Perco-me só assim, de os ver, de os olhar, de folhear. Perco-me em grandes clássicos, que posso nem nunca chegar a ler. Esta deliciosa perca, como todas as outras que referi, é um estado sublime.
O conceito de perca está normalmente associado a derrota, a falta de alguma coisa. Um conceito negativo, portanto. A relatividade das palavras assume aqui toda a sua magnitude.
E depois de tudo isso, perdi algo mesmo a sério.

3 comentários:

  1. Há uns tempos atrás li algo do género: "A melhor forma de não perder nada não é guardar: mas compartilhar", como tal, se vires as coisas como uma partilha (a tua presença) para com o mundo, nas variáveis tempum-espaçum, então não houve perda.

    ResponderEliminar
  2. Também sou um pouco assim. Perco-me por tudo e por nada.
    São nessas alturas em que sei que não penso em nada. Acho que é uma defesa do meu organismo para me proteger. Sempre que ando mais preocupada, perco-me numa livraria, numa loja de roupa, num museu, em qualquer lado.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Esse perder-nos numa livraria é bom. Posso passar quatro horas numa fnac, e saio de lá com algum ganho, certamente, mesmo resistindo à tentação da compra.
    Sobre o Rui Veloso, é quem mais canto, devem ser para cima de 20 temas.. :)

    ResponderEliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores