terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fragrâncias


Hoje no Centro uma velha cheirava a Germana. Ainda julguei ser impressão do meu nariz combalido, por demais reles nas tarefas a que se presta, que se entope e indromina de substâncias que o atrapalham na sua função, e me deixam a mim, dona zelosa e extremosa, isenta de tão importante sentido, que ao invés de cinco, fico com quatro. Ainda assim, tal e qual como um cãozinho que se esforça e levanta a cabeça para distinguir melhor o cheiro da envolta, levantei-o bem levantado e respirei fundo, não pense ele que assim me deixa ao abandono quando algo quero reconhecer, ainda que o algo, nem seja bom, era o caso.
Germana é uma velha Francesa, que de resto, nem me deixa boas memórias, que trazia consigo de França frascos de litro de uma água de colónia pechonhenta, na qual se banhava todos os dias, imediatamente antes de sair de casa. Se o azar me apanhasse, encontrava-a no caminho ou em qualquer outro sítio, pelo que tinha de lhe dar quatro beijos, ou melhor, receber, que ela de mim levava apenas o ar de enjoo, decorrente de tal obrigação. Desde aí que tenho aversão a quatro beijos de seguida, dois chegam muito bem, para não dizer um, tão na moda, muito mais rápido e igualmente eficaz. Aliás, a não ser em casos específicos de proximidade comprovada, a minha mão é a primeira a estender-se, que os cumprimentos próximos nem sequer me agradam, ainda que constituam um assumido hábito cultural Português. Quem sabe, se a culpa desta minha aversão ao beijo cerimonioso, nem vem da colónia da Dona Germana.
A velha encontrava-se sentada bem a meu lado, usava um cabelo meio curto e meio comprido, que sacudia velozmente, a fim de presentear o meu nariz com tão hedionda fragrância, que eu julguei até já nem existir. Afinal existe. Por esta hora, Germana, em terras de França, ainda se deverá passear inundada em colónia floral. E eu, ainda que ao longe, sinto-lhe o cheiro.

1 comentário:

  1. Olha, recordáste-me o livro e o filme - O Perfume, vou rever, um dia destes. Mas também, o Lavanda, o Biên-Etre, o Brilcream, os Palmolives... :):)

    ResponderEliminar

Deixar um sorriso...


Seguidores