sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Gregório

Vi o Gregório, que nem via há muito, e a quem sempre gosto de ver. Gregório é um moço de ar pateta e cabelo à tigela, que empurra um carro de mão cheio de bolos pela cidade. Quis Deus que a sorte lhe destinasse um destino pobre, que provém de famílias pouco endinheiradas, e ainda, como se isso não bastasse para ser má sina, com um síndrome da palermice entranhado até ao tutano. As suas irmãs, são quase tão patetas quanto ele, mas ambas fizeram vida de casadas, tamanha bênção tiveram, ou então, foi o facto de serem mulheres, que nelas, a patetice até se perdoa qualquer coisa, neste aspecto ganhamos, reconheço, que homem pateta tem muito menos destino.
Em tempos calcorreou alguns cursos patrocinados pelo IEFP, aos quais assistia assiduamente como poucos, que também de resto, pouco mais lhe surgia nos dias de puro deambular, e o que mais queria para a sua vida era uma ocupação que lhe adocicasse a existência, não raras vezes amarga, que as gentes são cruéis em qualquer lugar, mas nas aldeias, conseguem sê-lo ainda mais, pelo excesso de proximidade.
Gregório era gozado por todos, que atiravam ao ar agoiros quanto à sua sexualidade, rogavam pragas quando se aproximava, e gozavam a bom gozar, mesmo quem nada devia fazê-lo, mas este mundo é assim, e existem por aí pessoas com dificuldades sérias de auto análise, pelo que é muito mais fácil, útil e libertador, condenar quem os cerca, ainda para mais, quem nem tem grande capacidade de defesa e argumentação, que mais não consegue do que engolir os destratos, atafulha-los no corpo e aguentar-se com eles, árdua tarefa esta, que a vida reserva a tantos. Ou melhor, nem tinha as capacidades, que uma das formações a que se dedicou, ensinou-lhe alguma arte de doçaria, que aplica com gosto e sabedoria suficiente para se auto sustentar, e para passear de ar sorridente por entre quem muito o achincalhou. Nem por isso ganhou prosápia, que de resto, nem falta lhe faz. Ganhou sorriso, e isso, isso sim, tem que se lhe diga.

1 comentário:

Deixar um sorriso...


Seguidores